Na consulta oftalmológica da Evet Especialidades, o paciente é submetido a uma avaliação geral que inclui inspeção visual, teste de Schirmer, teste de Fluoresceína, teste de Jones, Tonometria e Fundoscopia. Dispomos de materiais específicos como lâmpada de fenda portátil, tonômetro de rebote e oftalmoscópio indireto que nos permite uma completa avaliação, auxiliando no diagnóstico definitivo.
Hoje em dia, com o avanço da medicina veterinária e o aumento da expectativa de vida dos animais de companhia, agora chamados pets, aumenta-se também o número de diagnóstico de doenças, entre elas as doenças oftalmológicas. A cegueira atinge uma porcentagem considerável de animais senis, e grande parte poderia ser evitada com diagnóstico precoce e tratamento correto de algumas afecções.
Diversas são as doenças oculares que afetam os cães e gatos, entre elas estão as alterações palpebrais, ceratites ulcerativas e não ulcerativas, uveítes, glaucoma e catarata, sendo que muitas delas podem levar à cegueira. Um diagnóstico preciso, acompanhado de um tratamento específico e eficaz são fundamentais para garantir uma boa recuperação da enfermidade.
Cirurgia de catarata em cães
A catarata é uma doença bastante comum, que leva à opacidade não fisiológica da lente do olho, deixando-o mais esbranquiçado e bloqueando assim a passagem de luz. Pode afetar apenas um olho (unilateral) ou ambos os olhos (bilateral).
A principal consequência causada pela catarata é a perda da visão, mas outras alterações oculares também podem ocorrer, entre elas: uveíte induzida (inflamação), glaucoma secundário (causando o aumento da pressão no olho), luxação da lente.
O único tratamento efetivo para catarata é a remoção cirúrgica. Algumas técnicas podem ser realizadas, mas atualmente a facoemulsificação com colocação de lente intraocular é a técnica de escolha devido às vantagens em relação a outros procedimentos, e é o mesmo procedimento realizado em seres humanos.
Vale ressaltar, que alguns cães podem apresentar esclerose nuclear, que se trata de uma condição fisiológica/normal da lente, e está relacionada com a idade (cães com mais de 7 anos de idade). Embora esta condição cause uma certa confusão entre as pessoas, pois também leva à opacificação da lente, a esclerose nuclear não causa alterações significativas na condição visual, ou seja, não provoca perda da visão.
Por isso, é de extrema importância realizar visitas periódicas a um médico veterinário, e caso seu cão ou gato apresente sinais oftalmológicos, ideal que ele seja avaliado por um médico veterinário oftalmologista, para que este profissional realize os exames e testes necessários, a fim de se chegar no diagnóstico preciso e tratamento mais adequado.
Os procedimentos cirúrgicos são realizados em sala cirúrgica com anestesista especializado.
Profissionais especializados em oftalmologia veterinária na EVET:
M.V. Msc Vivian Lima de Souza
Formação:
- Graduação em Medicina Veterinária pela FMVZ – UNESP – Botucatu em 2008
- Residência em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela FMVZ – UNESP – Botucatu em 2012
- Mestrado em Oftalmologia Veterinária pela FMVZ – UNESP – Botucatu em 2014
Dra. Cintia Godoy
Formação:
-
Graduada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP;
-
Pós-graduada lato sensu em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP);
-
Mestrado e Doutorado em Cirurgia de Pequenos Animais – área de concentração Oftalmologia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (USP);