Medicina Integrativa não é sinônimo de Medicina Alternativa ou Complementar. Consiste em uma nova abordagem do paciente durante o atendimento. É a prática que reafirma a importância da relação entre o paciente, o tutor e o profissional da saúde; é focada no paciente como um todo (considerando aspectos físicos, psicológicos, emocionais, espirituais, sociais e de estilo de vida), é baseada em evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas, profissionais de saúde e disciplinas adequadas para obter o melhor da saúde e cura. Prioritariamente, são escolhidas práticas conjuntas que têm baixo potencial de causar mal ou efeitos colaterais severos no organismo, uma vez que o objetivo principal é facilitar e promover o equilíbrio e, consequentemente, favorecer a auto cura do organismo.
Tal proposta não tem como intuito substituir o modelo médico atual, e sim, valorizar os avanços da medicina, ao mesmo tempo que reconhece outras práticas de cuidado e cura.
Diversas ações têm sido realizadas para a construção e consolidação da medicina integrativa nos serviços, pesquisas e ensino, como por exemplo, a inclusão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS brasileiro.
A integratividade dos conhecimentos e técnicas; seja da medicina convencional ou das medicinas complementares e alternativas, permite promover e manter a saúde e a qualidade de vida do paciente, permitindo inclusive a prevenção de doenças.
Profissional especializado em medicina integrativa veterinária na EVET:
M.V. Camila B. Watanabe
Formação:
- Graduação em Medicina Veterinária pela FMVZ – UNESP-Botucatu.
- Pós-graduada no II Curso de Especialização em Fisioterapia, Fisiatria e Reabilitação Veterinária – Instituto Bioethicus (Botucatu/SP)
- Curso Teórico/Prático de Bandagens Funcionais em Pequenos Animais
- I e II Curso Internacional Avançado de Fisioterapia e Reabilitação em Pequenos Animais (Reabivet – Campinas)
- Pós-graduada no IV Curso de Especialização em Teorias e Técnicas em Cuidados Integrativos – UNIFESP
- Pós-graduanda em Biofísica Quântica e Biorressonância Aplicada (QuantumBio)
- Curso Teórico-Prático de YNSA, Caudopuntura e Técnicas Japonesas em Pequenos animais.
M.V. Marcella Dinelli
Formação:
- Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Santo Amaro – Unisa – 2014
- Curso de quiropraxia veterinária pela Ibravet em 2011, e monitoria em 2012,2013 e 2014
- Pós-graduada em Nutrologia de cães e gatos pela Unyleya em 2021
- Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Unisa em 2022
- Pós-graduada em Cannabis Medicinal pela Unyleya em 2023
- Diversos cursos ao longo de sua jornada acadêmica em diversas especialidades da Medicina Veterinária, incluindo Quiropraxia, Fotobiomodulação, Cannabis medicinal e Nutraceuticos orais.