VOCÊ SABIA QUE SEU MELHOR AMIGO TAMBÉM PRECISA IR AO DENTISTA?
Não são apenas os seres humanos que devem ter cuidados com a higiene bucal, os animais de estimação também sofrem de doenças na cavidade oral…
Sim, é isso mesmo! Cães e gatos também precisam cuidar da saúde bucal, assim como nós. Já imaginou não escovar os nossos dentes por uma semana? Um mês, um ano? E por dez anos? O tártaro, ou melhor, o “cálculo dentário” que progressivamente vai se acumulando sobre a superfície dos dentes é também constituído por milhões de bactérias altamente destrutivas, levando a inflamação da gengiva, dor, perda de apetite, perda do osso alveolar (osso situado ao redor das raízes dentárias) e, consequentemente, a mobilidade e perda dos dentes.
Esse quadro infeccioso é chamado de doença periodontal e estima-se que 80% dos cães e gatos a desenvolverão em alguma fase da vida, aumentando a incidência com o avançar da idade. Um sinal importante e facilmente detectável da presença de doença periodontal, além do cálculo na superfície dentária, é o mau hálito!
Pesquisas científicas ressaltam também sobre a possibilidade dessas bactérias (ou seus substratos) causarem doenças em outros órgãos, como coração, rins, articulações, já que entram na corrente sanguínea. Portanto, o tratamento precoce da doença periodontal e a prevenção são as maneiras mais eficazes de combatê-la.
Não devemos, no entanto, nos preocupar tão somente com a doença periodontal. Cães e gatos também podem ter fraturas dentárias, formação de cistos e abscessos, dentes mal posicionados, persistência de dentes de leite, câncer de boca, fraturas de mandíbula e maxila, fissuras palatinas e, especialmente nos gatos, inflamações gengivais generalizadas e processos de reabsorção dentária, o que pode causar grande apatia e dificuldade em se alimentar por causa da dor.
Para tratar esta diversidade de doenças orais oferecemos atendimento profissional especializado em Odontologia Veterinária e centro cirúrgico totalmente equipado. É indispensável o uso da anestesia geral inalatória, que deve ser realizada por anestesista especializado, com monitorização em tempo integral, desde a sedação até a total recuperação do paciente.
Profissionais especializados em odontologia veterinária na EVET:
M.V. Eric Jun Yonamine Fusada
Formação:
Formação: Médico Veterinário pela FMVZ-USP
Pós-graduação: Pós-graduação em Odontologia Veterinária pela FAMESP
Dra. Juliana Kowalesky
Formação:
- Mestra e Doutora em Cirurgia pela FMVZ-USP
- Pesquisadora do Laboratório de Odontologia Comparada
- Diretora da ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária)
- Especialista em Odontologia Veterinária
- Professora-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Odontologia Veterinária da Faculdade Método de São Paulo.
Dra. Julia Coelho
Formação:
- Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA)/UNESP
- Especialização Lato Sensu pelo Programa de Aprimoramento Profissional em Cirurgia de Pequenos Animais (2021-2023)