VOCÊ SABIA QUE SEU MELHOR AMIGO TAMBÉM PRECISA IR AO DENTISTA?

Não são apenas os seres humanos que devem ter cuidados com a higiene bucal, os animais de estimação também sofrem de doenças na cavidade oral...

Sim, é isso mesmo! Cães e gatos também precisam cuidar da saúde bucal, assim como nós. Já imaginou não escovar os nossos dentes por uma semana? Um mês, um ano? E por dez anos? O tártaro, ou melhor, o “cálculo dentário” que progressivamente vai se acumulando sobre a superfície dos dentes é também constituído por milhões de bactérias altamente destrutivas, levando a inflamação da gengiva, dor, perda de apetite, perda do osso alveolar (osso situado ao redor das raízes dentárias) e, consequentemente, a mobilidade e perda dos dentes.

Esse quadro infeccioso é chamado de doença periodontal e estima-se que 80% dos cães e gatos a desenvolverão em alguma fase da vida, aumentando a incidência com o avançar da idade. Um sinal importante e facilmente detectável da presença de doença periodontal, além do cálculo na superfície dentária, é o mau hálito!

Pesquisas científicas ressaltam também sobre a possibilidade dessas bactérias (ou seus substratos) causarem doenças em outros órgãos, como coração, rins, articulações, já que entram na corrente sanguínea. Portanto, o tratamento precoce da doença periodontal e a prevenção são as maneiras mais eficazes de combatê-la.

Não devemos, no entanto, nos preocupar tão somente com a doença periodontal. Cães e gatos também podem ter fraturas dentárias, formação de cistos e abscessos, dentes mal posicionados, persistência de dentes de leite, câncer de boca, fraturas de mandíbula e maxila, fissuras palatinas e, especialmente nos gatos, inflamações gengivais generalizadas e processos de reabsorção dentária, o que pode causar grande apatia e dificuldade em se alimentar por causa da dor.

Para tratar esta diversidade de doenças orais oferecemos atendimento profissional especializado em Odontologia Veterinária e centro cirúrgico totalmente equipado. É indispensável o uso da anestesia geral inalatória, que deve ser realizada por anestesista especializado, com monitorização em tempo integral, desde a sedação até a total recuperação do paciente.

M.V. Daniel de Marchi Furuya

•Graduação pela Faculdade de Medicina e Veterinária e Zootecnia da USP.
•Pós-Graduação Latu Sensu em Odontologia Veterinária também na FMVZ-USP.
•Ex-Coordenador clínico na Veterinária 24 horas Vila São Francisco/UTI Vetica.
•Clínico Geral na Clínica Veterinária KaruAmigo.
•Serviço volante de Odontologia Clinica e Cirúrgica - São Paulo e Osasco-SP.

M.V Mariana Suemi Fugita

•Graduação pela FMVZ - UNESP – Botucatu.
•Mestrado pelo Depto. de Cirurgia (ênfase em Odontologia Felina) - FMVZ – USP.
•Especialização em Odontologia Veterinária - FMVZ – USP.
•Atuou no atendimento do Laboratório de Odontologia Comparada (LOC) da FMVZ - USP entre os anos de 2012 à 2016.
•Monitora do Curso de Especialização em Odontologia Veterinária - FMVZ – USP.
•Ministra aulas no Curso de Especialização em Odontologia Veterinária - FMVZ - USP, além de palestras em cursos e congressos sobre Odontologia Veterinária.

•Membro da ABOV - Associação Brasileira de Odontologia Veterinária.

Dr. Sérgio Camargo

•Médico Veterinário DVM  MsC PhD FMVZ-USP.
•​Mestre-Depto cirurgia FMVZ-USP.
•Doutor-Depto cirurgia FMVZ- USP ​
•Graduado em Medicina Veterinária - UNESP 1980.
•Perito Médico Veterinário -IMESC - Instituto de criminologia do estado de São Paulo 1997.
•Pós-Graduado em Odontologia Veterinária Univ. Anhembi Morumbi.
•Ex-Professor e Monitor do curso de Pós-Graduação em Odontologia Veterinária  da FMVZ-USP -2010-2014.
•Membro da ABOV - Associação Brasileira de Odontologia Veterinária.

M.V. Msc. Mariana Lage Marques

•Médica Veterinária formada pela Universidade Paulista (2002).
•Mestre em Cirurgia FMVZ-USP (2009).
•Especialização em Odontologia Veterinária pela FMVZ-USP (2012).
•Ex-Secretária Geral e Sócia Fundadora da ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária).
•Sócia Proprietária PET PLACE  (Chácara Santo Antônio).​