A pele é o maior órgão do corpo e a primeira barreira entre o animal e o ambiente. Fornece proteção contra lesão física, química e microbiológica. Tem como principal anexo o pêlo, que além de controlar a temperatura corporal, fornece proteção à pele. É nesse contexto que está inserida a Dermatologia Veterinária, responsável pela prevenção e tratamento das doenças que podem acometer a pele e os pêlos dos animais. Dentre essas doenças temos as dermatopatias alérgicas, parasitárias (sarnas), bacterianas, fúngicas, doenças autoimunes, doenças endócrinas com reflexo cutâneo, dermatites psicogênicas, neoplasias, etc.

O sintoma cardeal na Dermatologia Veterinária é o prurido (ou coceira), sintoma este que pode ajudar e muito no diagnóstico. Nesse universo temos vários exames complementares, sendo os mais comuns o parasitológico do raspado cutâneo ou do cerúmen, citologia de lesão cutânea ou de cerúmen, cultura bacteriana e antibiograma, cultura fúngica, histopatológico (biopsia), dosagens hormonais (via sangue). Conferir proteção a esse grande órgão oferecendo, consequentemente, proteção a todo o restante do organismo do animal, essa é a missão dessa especialidade.

M.V. Msc Júlia Só Severo

•Médica Veterinária graduada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) em 2009.
•Especialização em clínica médica de pequenos animais pela FMVZ-USP em 2011.
•Mestrado em Ciências pelo Departamento de Clínica Veterinária, sub-áreadermatologia, pela FMVZ-USP em 2015.
•Coordenadora das Regionais da Sociedade de Brasileira Dermatologia Veterinária (SBDV).
•Ministrou diversas palestras com enfoque na área de dermatologia em Congressos, Cursos de Especialização em dermatologia, dentre outros eventos.
•Atendimento especializado em dermatologia veterinária.

M.V. Viviane Matiazzo de Figueiredo

•Graduação: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo em 2011.
•Pós-graduação: Curso de Especialização em Dermatologia Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo em 2015.
•Estágio no Serviço de Dermatologia do HOVET-USP em 2011 e 2012.

M.V. Leandro Haroutune Hassesian Galati

•Graduação em Medicina Veterinária – (2009 – 2013) Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – USP, FMVZ-USP, Brasil.
•Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – (2014 – 2016) Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – USP, FMVZ-USP, Brasil; Ministério da Saúde.
•Programa de Residência em Dermatologia Veterinária – (2016 – 2017) Anuênio Complementar de Lapidação e Treinamento a Egressos dos Programas de Residência e Aprimoramento Médico-Veterinário – USP, VCM/FMVZ-USP, Brasil.

M.V. Juliana Cristina Cardoso Citadella

•Graduação FMVZ -UNESP - Botucatu – 2009.
•Pós-Graduada em Clinica médica de Cães e gatos - FMVZ - USP – 2010.
•Pós-Graduação em Dermatologia Veterinária - FMVZ - USP – 2011.