A cardiologia é a área da veterinária que estuda as alterações do músculo, válvulas e dos tecidos de condução do coração e de suas conseqüências clínicas. Estas alterações podem causar diversos sintomas, como cansaço fácil, tosse e desmaios.

Com a evolução da doença cardíaca os animais podem desenvolver insuficiência cardíaca e apresentar alterações mais graves como edema pulmonar e ascite (líquido na cavidade abdominal).
As doenças cardíacas nos animais geriátricos ou idosos, podem surgir entre 9 e 11 anos, entretanto, outras cardiopatias poderão também surgir durante a vida do animal e quando corretamente diagnosticadas e tratadas, podem permitir ao animal uma excelente qualidade de vida.
Os proprietários de cães devem ficar atentos a algumas manifestações como: apatia e intolerância ao exercício físico, redução de apetite, e com isso, diminuição do peso corporal. Outros sinais clínicos comuns nestes pacientes são tosse, dificuldade respiratória, língua arroxeada ou azulada, síncopes (desmaios), distúrbios no crescimento em filhotes e no desempenho de cães atletas.

M.V. Priscila Soliani Portelo

•Médica veterinária graduada pela Universidade de São Paulo em 2011.
•Residência em Clínica Médica e em Cardiologia de Pequenos Animais  pela USP (2012-2015).
•Membro associado da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV).

M.V Jéssica Bernardo Del Rio

•Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Lavras  - UFLA no ano de 2015.
•Residência em Clínica Médica de Animais de Companhia no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras - HV/UFLA nos anos de 2015-2016, sob orientação da Profa. Dra. Ruthnéa Muzzi.
•Monitora do Curso de  Ecocardiografia de Cães e Gatos do HV/UFLA no ano de 2016.
•Capacitação em Ecocardiografia de Cães e Gatos pelo Instituto Naya Cardiologia Veterinária.
•Aluna da Pós-graduação em Cardiologia Veterinária da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - ANCLIVEPA/SP.
•Atua na área de Clínica Médica Cardiológica de Cães e Gatos em SP capital e interior.